30 março 2013

'As compras

'A procura de um blazer.
Dei a volta a uma data de lojas em Munique. A única onde o corte me assentava, e não tinha os botões demasiado acima ou abaixo, era a Zara. 50 euros, mais ou menos, davam para comprar um blazer. (Não trouxe, porque a cor ou os ombros ou isto ou aquilo não era exactamente o que queria. Sou esquisita.) A procura continua. Entrei numa department store, encontrei uns blazers engraçadinhos. 200 euros, made in China. Fiquei revoltada. Por 200 euros não podiam mandar fazer a roupa na Europa?

26 março 2013

da Escócia

Tanta coisa que havia para dizer, mas não temos tempo (como dizia o Herman quando eu era catraia). Podia falar aqui do mar, dos castelos, da arquitectura (futurista-antiga, mas isto dava todo um post com fotografias). Da extrema simpatia das pessoas (e isso dava todo outro post, que ainda hoje tivemos um dia em grande por causa da simpatia das gentes). Do charme que e' andar por estas ruas. Da surpresa da exposição na biblioteca nacional sobre mulheres (escocesas) cientistas. Sim, aqui podem dar-se ao luxo de escolher as mulheres cientistas deles para fazer exposições, e estamos a falar de mulheres que já morreram há imenso tempo. E podia falar nas miúdas no colégio de engenharia da universidade, agarradas ao osciloscópio, gerador de ondas, breadboards e componentes eletrónicos vários (lindas meninas).

No entanto, isto de andar de um lado para o outro e passar imenso tempo num pais onde não se vive leva-nos ao inevitável assunto da comida. E depois de experimentar tantos restaurantes, cheguei 'a teoria das sobremesas:

Na Escócia, qualquer restaurante que se preze tem pelo menos uma sobremesa onde se menciona chocolate pelo menos três vezes.

Hoje foi brownie de chocolate com gelado de baunilha, gelado de chocolate, molho de chocolate e chantily. Era assim que vinha no menu. Na prática, pedi-lhes para ficarem eles com o chantily (odeio), e o que se verificou foi:
brownie de chocolate em cubinhos
gelado de baunilha
gelado de chocolate
molho de chocolate
canudo de chocolate de leite a enfeitar
pepitas de chocolate la' pelo meio.

Chocolate 5 vezes. Delicioso. Tentei imaginar maneiras de incorporar mais chocolate na sobremesa sem estragar o equilíbrio do doce e da baunilha, mas não consegui. Talvez uma variação usando chocolate branco e/ou preto. Ainda assim, em equipa que ganha não se mexe, e, ate' hoje, esta e' a sobremesa vencedora. 5 estrelas.

23 março 2013

Eu e' mais bolos

Mais um dia cinzento, mas estou de ferias. Enquanto chega a hora de fazer a mala e não, sai um chesecake de lima e um pudim de chocolate para a mesa do canto. Esta' um belo de dia inverno. Cinzento, frio, desagradável. Perfeito para fugir daqui para fora. Ainda não e' hoje. Mas ao menos há bolos.

21 março 2013

Diz que é primavera

Esteve a nevar. O céu tem estado cinzento mas há pequenas abertas que me dão a esperança de ainda ver o sol hoje. Está um belo dia para trabalhar.

Da ASAE

Estava a pensar em bolas de berlim (saudades do verão), pelo que tive que fazer esta pesquisa.
Eu acho que a ASAE é uma coisa boa. Acho que a comida que se compra deve vir "limpinha", acho que os locais onde se vende comida devem cumprir normas de higiene. E, de cada vez que vejo os kitchen nightmares, ou de cada vez que vejo um alemão pegar num pão com a mão e metê-lo num saco para eu levar para casa, e de seguir pegar no dinheiro e tocar em tudo e mais alguma coisa, sim, aprecio o trabalho da ASAE.

A ASAE tem as costas largas.

Quanto às bolas de berlim vendidas na praia, e outras dúvidas semelhantes, encontram-se esclarecidas aqui.

20 março 2013

Coisas que me enchem de felicidade

Comprar na net soutiens (em promoção, iupi), experimentar quando chegam a casa, e servirem. Parece pouco, mas se pensar nas horas de vida que já desperdicei em lojas a procurar um soutien do meu tamanho, e o que já paguei por soutiens em desespero de causa... E as vendedoras a tentar convencer-me que um 34C e' a mesma coisa que um 32D (não e').

14 março 2013

Coisas diferentes

Senso comum e bom senso.
Um é abundante.
O outro faz muita falta.
(O que eu gostava de poder distribuir bom senso. Às vezes parece que vivo noutro planeta.)

Das notícias em papel

Quis comprar o DN, versão pdf do jornal em papel ou equivalente. Comprar. Pagar por uma versão digital de um jornal. Tentei, mas não consegui. Aqui não chega o DN em papel. Posso ler a maior parte dos artigos (todos?) na página do jornal. No entanto, não encontrei uma versão digital. Com os anúncios. Os classificados.Uma contracapa que se visse.
Já não se vendem jornais.

[Adenda]  Afinal dá. Passei-lhe por cima, na altura, e nem apreendi o que é que aquilo fazia. Mil desculpas ao DN, my bad.

10 março 2013

Obrigada

Aos amigos que nos dizem as coisas tal qual elas são, sem paninhos quentes, sem meias medidas. Sim, ficou mal. Esquece isso, não presta.
Não preciso de massagens ao ego. Os elogios sentidos, quando as coisas correm bem, das pessoas que não têm pejo de dizer que correu mal quando efectivamente correu mal, valem muito mais.

Para se chegar ao genial, passa-se algumas vezes pelo medíocre. Para se chegar ao genial, tem que se conseguir distinguir um do outro.

07 março 2013

Street view

O google acrescentou mais ruas portuguesas aos seus mapas. Fartei-me de passear pelas ruas da minha terra, num sentido de trânsito ao sol, no sentido contrario num dia nublado. Dei a volta pela minha terra a ver quem andava na rua - sim, podem ter distorcido as caras mas toda a gente sabe quem e' que estava naqueles passeios.
Tanto azul. Tanta luz. Que saudades.

04 março 2013

Mas o que é isto?

O que é aquela bola amarela lá em cima, aquela coisa azul a substituir o cinzento do céu, mas o que é isto que me ofusca?
Ah, é o sol. Parece que o inverno mais cinzento dos últimos 40 anos vai sofrer uma interrupção de uns dias (pelo menos). Já não era sem tempo.

02 março 2013

2 de Março

A seguir a manif aqui (tweets agregados em tempo real, fotos, cartazes, tudo).
Que pena que tenho de não poder estar em Portugal hoje. Fica o link, para quem está longe, como eu.

Estranho

Testemunhar a cena em que um adolescente explica ao meu filho que a mãe (eu!) e' fixe. Essas coisas não se dizem,o miúdo pode acreditar.

01 março 2013